A menopausa corresponde a última menstruação espontânea da mulher e é somente reconhecida depois de passado 12 meses de sua ocorrência. Acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade e ocorre devido a parada do funcionamento dos ovários e a deficiência de hormônios femininos.

A menopausa não é uma doença e sim uma fase natural da vida da mulher e muitas passam por ela sem queixas. Outras tem sintomas que variam na diversidade e na intensidade. A queda da produção de hormônios traz uma série de mudanças e adaptações ao corpo da mulher, manifestando-se clinicamente como uma variedade de sintomas que podem prejudicar a sua qualidade de vida e também é responsável pela diminuição de massa óssea que pode progredir para osteoporose.

Os sintomas mais comuns que ocorrem neste período são: as ondas de calor também conhecidos como fogachos (sintoma mais comum), alterações do sono, tonturas, palpitações, suores noturnos, alterações do humor como irritabilidade e sintomas depressivos, diminuição da libido, secura vaginal, piora da incontinência urinária entre outros. É fundamental que a mulher tenha o acompanhamento de um ginecologista nesse período para orientações e alívio do seu desconforto.

Algumas dicas no dia a dia para melhorar a qualidade de vida na menopausa:

– Mantenha-se no peso adequado e pratique atividade física regularmente principalmente exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura.

– Tenha uma alimentação equilibrada, não fume e controle o consumo de bebidas alcóolicas.

– Tenha uma ingestão adequada de cálcio (1200mg ao dia) – converse com seu médico sobre seu consumo diário de cálcio.

– Exercite seu cérebro: faça jogos de raciocínio e palavras cruzadas. Estas atividades ajudam a reduzir a perda de memória.

– Tenha bons hábitos de sono. A falta de sono pode contribuir para confusão mental e baixa libido.

– Avalie com seu ginecologista os pontos a favor e contra da terapia de reposição hormonal para você.

Fonte: Febrasgo

Manual de atenção a mulher no climatério