Os vasinhos também chamados de microvarizes ou telangiectasias são pequenos vasos de cor azulada ou avermelhada que podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, porém são mais comuns nas pernas, sendo facilmente visíveis devido à sua localização superficial bem próximo da pele.

Embora algumas pessoas com vasinhos isolados sintam apenas desconforto devido a questões estéticas, eles podem estar associados a sintomas como inchaço, dor e peso nas pernas.

Mas o que causa o desenvolvimento de vasinhos?

• Hereditariedade :  É a causa principal. Se sua mãe, pai ou irmãos têm vasinhos ou varizes, é mais provável que você possa vir a  desenvolver  também.
  • Sexo feminino:   É  o mais afetado devido a questões hormonais. O uso de anticoncepcionais para prevenir gestação e a terapia de reposição hormonal para reduzir os sintomas da menopausa favorecem o surgimento de vasinhos.
  • Obesidade :   Ela dificulta o retorno venoso e aumenta a pressão nas veias.
  • Permanecer por longos períodos de tempo em pé : como ocorre por exemplo  em profissões como enfermeiras, professores, cabeleireiros.
  • Idade :  Também aumenta o risco de desenvolvimento e  com o avançar da idade a velocidade de surgimento tende a aumentar.
  • Situações que aumentam a pressão  abdominal:  Estas condições podem dificultar o retorno do sangue e aumentar a pressão nas veias das pernas como por exemplo constipação crônica, gestação, roupas e cintas muito apertadas.

Esses vasinhos representam a primeira fase evolutiva de uma doença chamada insuficiência venosa crônica e  existem diversas maneiras de tratar ou prevenir essas veias indesejáveis. Consulte um cirurgião vascular e saiba mais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👨🏻⚕Dr. Arlei A. Belaus