(66) 3531-9790

A Úlcera Varicosa é uma condição frequente na população e muitos conhecem ou já viram pessoas com este problema. É a úlcera mais comum nos membros inferiores, correspondendo a 2/3 das ulcerações nas pernas. Geralmente é localizada no tornozelo e associada a áreas de pele acastanhada e atrófica.

Os portadores de úlcera varicosa frequentemente sofrem discriminação social, profissional e familiar pela presença da ferida aberta e curativos com secreção.  Após o fechamento da ferida geralmente observamos não só a melhora da perna, mas também uma grande melhora da autoestima da pessoa.

Essas feridas geralmente não respondem ao tratamento com medicações via oral ou pomadas em curativos. O seu tratamento é individualizado caso a caso, podendo ser feito com aplicação de espuma esclerosante nas varizes nutridoras da úlcera, terapia compressiva adequada, e em alguns casos cirurgia a laser endovascular.

As varizes são uma doença progressiva e em casos avançados sem tratamento, ocorre o aparecimento desta condição, por isso a dica é realizar o tratamento precoce das varizes.

Dr. Arlei A. Belaus
CRM 3562 | RQE 705